Imprimir
Índice

Página Assunto

02 Sistema de arrefecimento
13 Sistema A.B.S.
16 Ar condicionado automático
47 Comandos do aquecedor
60 Comandos do ar condicionado
85 Ar condicionado manual
150 Ar condicionado automático
184 Limpador do pára-brisa
Sistema de arrefecimento

DESCRIÇÃO FUNCIONAL

O eletroventilador P2 é alimentado com a tensão da bateria através do fusível volante G254, situado na caixa de bornes de derivação.
O relé I1 - colocado na caixa G1 na versão "A" da mesma e fora dela na versão "B" e "C" - comanda o eletroventilador e é alimentado sob chave (para a caixa de fusíveis "B", através do fusível F15, para a caixa "C" , através do fusível F14) e é excitado por um sinal de massa proveniente da central Motronic M2.10.4 - pino 25, quando o motor atinge uma certa temperatura: deste modo o relé I1 envia uma massa ao motor que aciona o eletroventilador P2.
Quando a temperatura se abaixa, o contato se abre, o relé se desexcita e o eletroventilador se desliga.

Caixa de fusíveis G1 A

Caixa de fusíveis G1 D

Caixa de fusíveis G1 G

Caixa de fusíveis G1 I

aixa de derivação G56



Contato térmico de 2 níveis L33



Sistema A.B.S.

Componentes

O sistema é constituído por:
- quatro sensores a indução magnética que lêem a velocidade das rodas: L28; L29; L30; L31.
- Uma unidade integrada eletrônica e hidráulica N51, na qual estão colocados:
· o módulo eletrônico de controle (CPU)
· as três eletroválvulas
· a bomba do líquido dos freios
· um relé de segurança
· um relé de comando da bomba
- o conector para o autodiagnóstico T8
- o interruptor do freio H3 (o mesmo que acende as luzes de parada) que assinala ao sistema o estado de frenagem.
O ABS inclui um sistema de autodiagnóstico que mantém sob controle todos os componentes e os parâmetros do sistema: no caso de avarias e disfunções o sistema se auto-exclui automaticamente, deixando porém funcionar o tradicional sistema mecânico servoassistido: tal situação é assinalada ao motorista por luz espia própria do painel de instrumentos (C10).
Ligando-se com o conector para diagnóstico (T8) situado próximo à central, é possível utilizar os sinais do “código lampejante” para uma rápida identificação do componente em avaria (ver “Procura de Defeitos”).
O conector T8 permite também a conexão ao sistema ALFA ROMEO Tester.
Quadro de instrumentos C10 B



Ar condicionado automático


Lâmpada de iluminação dos comandos da climatização F8


Conector do chicote da porta dianteira direita G21



Massa no vão do motor lado esquerdo G53b



Fusível do eletroventilador da climatização G255



Relé do eletroventilador da climatização I78


Eletroventilador da climatização Q1


Comando do eletroventilador da climatização Q4



Sensor da temperatura do ar do habitáculo Q33


Fusível volante da instalação de condicionamento Q65



Conector do ALFA TESTER (condicionador) T10



Conector da junta eletromagnética do compressor Q11


Contato do sensor de mínima e máxima Q20


Relé de comando da junta eletromagnética Q22


Fusível volante da instalação de condicionamento Q65


Interruptores de acionamento do compressor e recirculação de ar Q68



Comandos do aquecedor

Lâmpada de iluminação dos comandos de climatização F8a

Lâmpada de iluminação dos comandos de climatização F8b
Caixa de fusíveis G1



Caixa de fusíveis G1 G




Massa esquerda sob o painel G148b


Fusível do eletroventilador da climatização G255


Relé do eletroventilador da climatização I78


Eletroventilador de climatização Q1


Comando do eletrovantilador da climatização Q4


Resistência da regulagem da velocidade do eletroventilador da climatização Q5


Comandos do ar condicionado

Lâmpada de iluminação dos comandos do ar condicionado A F8a

Lâmpada de iluminação dos comandos do ar condicionado A F8b


Caixa de fusíveis G1 G




Massa esquerda sob o painel G148b


Fusível do eletroventilador do ar condicionado G255


Relé do eletroventilador do ar condicionado I78


Eletroventilador do ar condicionado Q1


Comando do eletro ventilador do ar condicionado Q4 A



Resistência de regulagem da velocidade do eletroventilador do ar condicionado. Q5


Motor de comando da portinhola da recirculação de ar Q27




Caixa de bornes de derivação G56


Caixa de bornes de derivação G56


Relé da 2ª velocidade do eletroventilador de arrefecimento do motor I100


Contato térmico de dois fusíveis L33


Eletroventilador de arrefecimento da água do motor P2


Contato do sensor de mínima e máxima Q20


Conector do chicote dos comandos da climatização G43


Conector no vão do motor G94


Massa esquerda sob o painel G148b



Conector no vão do motor G94


Sensor conta-giros L16


Junta eletromagnética do compressor Q11


Contato térmico de exclusão da junta eletromagnética do compressor Q12


Contato do sensor de mín. e máx Q20


Relé de comando da junta eletromag. Q22


Fusível volante da inst. de condicionamento Q65


Central de desligamento do compressor Q67


Interruptores de acionam. do compressor e recirc. de ar Q68


Termostato anti congelamento Q71


Massa no vão do motor lado esq. G53b


Caixa de bornes de derivação G56




Massa esquerda sob o painel G148b


Relé da 1a velocidade do eletrovent. de arref. do motor I99



Eletroventilador de arrefec. da água do motor P2


Contato do sensor de mínima e máxima Q20



Massa no vão do motor lado esquerdo G53b



Conector do chicote do painel / chicote do motor G99


Massa na travessa do banco G106


Fusível do eletroventilador do motor G254


Interruptor inercial H20


Contato térmico de dois níveis L33


Resistência adicional do eletroventilador do motor Q22


Eletroventilador de arrefecimento da água do motor P2


Ar condicionado automático



Lâmpada de iluminação dos comandos da climatização F8


Conector do chicote da porta dianteira direita G21



Massa no vão do motor lado esquerdo G53b



Fusível do eletroventilador da climatização G255



Relé do eletroventilador da climatização I78


Eletroventilador da climatização Q1


Comando do eletroventilador da climatização Q4



Sensor da temperatura do ar do habitáculo Q33


Fusível volante da instalação de condicionamento Q65



Conector do ALFA TESTER (condicionador) T10


Descrição funcional

A junta eletromagnética que aciona o compressor Q11 é comandada pelo relé Q22 localizado ao lado dos relés e fusíveis da injeção / ignição.
O relé Q22 tem a bobina alimentada sob chave (linha protegida pelo fusível F17 da G1. A linha de potência é alimentada pela tensão da bateria através do fusível volante Q65.
O relé Q22 é excitado e consequentemente fornece tensão de 12V à junta eletromagnética Q11, conforme a seguinte lógica, controlada pela central de injeção / ignição M2.10.4, que está ligada à instalação de condicionamento através de :
- pino 40 que recebe do circuito da instalação de condicionamento o sinal de solicitação de acionamento da instalação;
- pino 32 do qual sai um sinal "baixo" (de massa) que comanda o relé Q22 de acionamento do compressor de condicionamento Q11.
Uma lógica apropriada dá o consenso para este acionamento, ou seja :
- faz a adequação da marcha lenta para compensar o aumento de potência absorvida pelo acionamento do compressor;
- em caso de elevada solicitação de potência do motor (elevada velocidade de abertura da borboleta), de plena carga, ou de excessiva temperatura do próprio motor, interrompe momentaneamente o acionamento do compressor.
O sinal positivo proveniente do interruptor de acionamento do compressor Q68 atravessa a central de controle Q21 que intervém nas seguintes condições :
- baixa temperatura externa : (desligamento abaixo dos 4 °C e religamento acima dos 6°C);
- baixa temperatura do ar misturado (deligamento abaixo dos 3,5 °C e religamento acima dos 5 °C).
O mesmo sinal atravessa o pressostato Q20 que intervém em caso de pressões do sistema refrigerante muito altas ou muito baixas. Neste caso, o sinal não chega à central e esta não comanda o acionamento do compressor.

Conector da junta eletromagnética do compressor Q11


Contato do sensor de mínima e máxima Q20


Relé de comando da junta eletromagnética Q22


Fusível volante da instalação de condicionamento Q65


Interruptores de acionamento do compressor e recirculação de ar Q68




Limpador do pára-brisa