Índice
Página Assunto
02 Sistema de arrefecimento
13 Sistema A.B.S.
16 Ar condicionado automático
47 Comandos do aquecedor
60 Comandos do ar condicionado
85 Ar condicionado manual
150 Ar condicionado automático
184 Limpador do pára-brisa
Sistema de
arrefecimento
DESCRIÇÃO FUNCIONAL
O eletroventilador
P2 é alimentado com a tensão da bateria através do fusível volante
G254, situado na caixa de bornes de derivação.
O relé I1 - colocado
na caixa G1 na versão "A" da mesma e fora dela na versão "B"
e "C" - comanda o eletroventilador e é alimentado sob chave (para a caixa de
fusíveis "B", através
do fusível F15, para a caixa "C" , através do fusível F14) e é excitado
por um sinal de massa proveniente da central Motronic M2.10.4 - pino 25,
quando o motor atinge
uma certa temperatura: deste modo o relé I1 envia uma massa
ao motor que aciona o eletroventilador P2.
Quando a temperatura
se abaixa, o contato se abre, o relé se desexcita e o eletroventilador
se desliga.
Caixa de fusíveis G1 A
Caixa de fusíveis G1 D
Caixa de fusíveis G1 G
Caixa de fusíveis G1 I
aixa de derivação
G56
Contato térmico de
2 níveis L33
Sistema A.B.S.
Componentes
O sistema é constituído por:
- quatro sensores
a indução magnética que lêem a velocidade das rodas: L28; L29;
L30; L31.
- Uma unidade integrada eletrônica e hidráulica N51, na qual estão colocados:
· o módulo eletrônico de controle (CPU)
· as três eletroválvulas
· a bomba do líquido dos freios
· um relé de segurança
· um relé de comando da bomba
- o conector para o autodiagnóstico T8
- o interruptor do
freio H3 (o mesmo que acende as luzes de parada) que assinala
ao sistema o estado de frenagem.
O ABS inclui um sistema
de autodiagnóstico que mantém sob controle todos os componentes
e os parâmetros do sistema: no caso de avarias e disfunções o sistema
se auto-exclui automaticamente, deixando porém funcionar o tradicional
sistema mecânico servoassistido:
tal situação é assinalada ao motorista por luz espia
própria do painel de instrumentos (C10).
Ligando-se com o conector
para diagnóstico (T8) situado próximo à central, é possível
utilizar os sinais do “código lampejante” para uma rápida identificação
do componente em avaria
(ver “Procura de Defeitos”).
O conector T8 permite também a conexão ao sistema ALFA ROMEO Tester.
Quadro de instrumentos
C10 B
Ar condicionado
automático
Lâmpada de iluminação
dos comandos da climatização
F8
Conector do chicote
da porta dianteira direita G21
Massa no vão do motor
lado esquerdo G53b
Fusível do eletroventilador
da climatização G255
Relé do eletroventilador
da climatização I78
Eletroventilador da
climatização Q1
Comando do eletroventilador
da climatização Q4
Sensor da temperatura
do ar do habitáculo Q33
Fusível volante da
instalação de condicionamento
Q65
Conector do ALFA TESTER
(condicionador) T10
Conector da junta
eletromagnética do compressor
Q11
Contato do sensor
de mínima e máxima Q20
Relé de comando da
junta eletromagnética Q22
Fusível volante da
instalação de condicionamento
Q65
Interruptores de acionamento
do compressor e recirculação
de ar Q68
Comandos do
aquecedor
Lâmpada de iluminação
dos comandos de
climatização F8a
Lâmpada
de iluminação dos comandos de
climatização F8b
Caixa de fusíveis
G1
Caixa de fusíveis
G1 G
Massa esquerda sob
o painel G148b
Fusível do eletroventilador
da climatização G255
Relé do eletroventilador
da climatização I78
Eletroventilador de
climatização Q1
Comando do eletrovantilador
da climatização
Q4
Resistência da regulagem
da velocidade do eletroventilador
da climatização Q5
Comandos do
ar condicionado
Lâmpada de iluminação
dos comandos do ar
condicionado A F8a
Lâmpada de iluminação
dos comandos do ar
condicionado A F8b
Caixa de fusíveis
G1 G
Massa esquerda sob
o painel G148b
Fusível do eletroventilador
do ar condicionado
G255
Relé do eletroventilador
do ar condicionado
I78
Eletroventilador do
ar condicionado Q1
Comando do eletro
ventilador do ar condicionado
Q4 A
Resistência de regulagem
da velocidade do eletroventilador
do ar condicionado. Q5
Motor de comando da
portinhola da recirculação de ar
Q27
Caixa de bornes de
derivação G56
Caixa de bornes de
derivação G56
Relé da 2ª velocidade
do eletroventilador de arrefecimento
do motor I100
Contato térmico de
dois fusíveis L33
Eletroventilador de
arrefecimento da água do motor
P2
Contato do sensor
de mínima e máxima Q20
Conector do chicote
dos comandos da climatização
G43
Conector no vão do
motor G94
Massa esquerda sob
o painel G148b
Conector no vão do
motor G94
Sensor conta-giros
L16
Junta eletromagnética
do compressor Q11
Contato térmico de
exclusão da junta eletromagnética do
compressor Q12
Contato do sensor
de mín. e máx Q20
Relé de comando da
junta eletromag. Q22
Fusível volante da
inst. de condicionamento Q65
Central de desligamento
do compressor Q67
Interruptores de acionam.
do compressor e recirc. de ar
Q68
Termostato anti congelamento
Q71
Massa no vão do motor
lado esq. G53b
Caixa de bornes de
derivação G56
Massa esquerda sob
o painel G148b
Relé da 1a velocidade
do eletrovent. de arref. do motor
I99
Eletroventilador de
arrefec. da água do motor P2
Contato do sensor
de mínima e máxima Q20
Massa no vão do motor
lado esquerdo G53b
Conector do chicote
do painel / chicote do motor
G99
Massa na travessa
do banco G106
Fusível do eletroventilador
do motor G254
Interruptor inercial
H20
Contato térmico de
dois níveis L33
Resistência adicional
do eletroventilador do motor
Q22
Eletroventilador de
arrefecimento da água do motor
P2
Ar condicionado
automático
Lâmpada de iluminação
dos comandos da climatização
F8
Conector do chicote
da porta dianteira direita G21
Massa no vão do motor
lado esquerdo G53b
Fusível do eletroventilador
da climatização G255
Relé do eletroventilador
da climatização I78
Eletroventilador da
climatização Q1
Comando do eletroventilador
da climatização Q4
Sensor da temperatura
do ar do habitáculo Q33
Fusível volante da
instalação de condicionamento
Q65
Conector do ALFA TESTER
(condicionador) T10
Descrição funcional
A junta eletromagnética
que aciona o compressor Q11 é comandada pelo relé Q22 localizado
ao lado dos relés e fusíveis da injeção / ignição.
O relé Q22 tem a bobina
alimentada sob chave (linha protegida pelo fusível F17 da G1.
A linha de potência é alimentada pela tensão da bateria através do fusível
volante Q65.
O relé Q22 é excitado
e consequentemente fornece tensão de 12V à junta eletromagnética
Q11, conforme a seguinte lógica, controlada pela central de injeção
/ ignição M2.10.4, que está ligada à instalação de condicionamento através
de :
- pino 40 que recebe
do circuito da instalação de condicionamento o sinal de
solicitação de acionamento da instalação;
- pino 32 do qual
sai um sinal "baixo" (de massa) que comanda o relé Q22 de
acionamento do compressor de condicionamento Q11.
Uma lógica apropriada dá o consenso para este acionamento, ou seja :
- faz a adequação
da marcha lenta para compensar o aumento de potência
absorvida pelo acionamento do compressor;
- em caso de elevada
solicitação de potência do motor (elevada velocidade de
abertura da borboleta), de plena carga, ou de excessiva temperatura do próprio
motor, interrompe
momentaneamente o acionamento do compressor.
O sinal positivo proveniente
do interruptor de acionamento do compressor Q68 atravessa
a central de controle Q21 que intervém nas seguintes condições :
- baixa temperatura
externa : (desligamento abaixo dos 4 °C e religamento acima
dos 6°C);
- baixa temperatura
do ar misturado (deligamento abaixo dos 3,5 °C e religamento
acima dos 5 °C).
O mesmo sinal atravessa
o pressostato Q20 que intervém em caso de pressões do sistema
refrigerante muito altas ou muito baixas. Neste caso, o sinal não chega à
central e esta não
comanda o acionamento do compressor.
Conector da junta
eletromagnética do compressor
Q11
Contato do sensor
de mínima e máxima Q20
Relé de comando da
junta eletromagnética Q22
Fusível volante da
instalação de condicionamento
Q65
Interruptores de acionamento
do compressor e recirculação
de ar Q68
Limpador do
pára-brisa