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AIR BAG - INTERVENÇÕES NO VEÍCULO

A seguir são relacionadas algumas normas que devem ser taxativamente observadas durante qualquer intervenção relacionada aos ve[iculos que possuem o Air Bag.
Recorda-se também que os módulos Air Bag são dispositivos explosivos. O uso, o transporte e o armazenamento são regulados por disposições legais.
Antes de iniciar trabalhos de:
- reparaçao de carroceria
- solda
- trabalhos para os quais os módulos Air Bag ou a central precisar ser retirados é necessário:
a) Desligar sempre a bateria, ou seja, ambos os terminais dos respectivos polos e isolá-los cuidadosamente.
b) Retirar o conector de ligação da central esperando pelo menos 10 minutos após desligar a bateria.
c) Em caso de retirada do dispositivo de enchimento de uma bolsa é necessário observar rigorosamente o seguinte procedimento?
1 - Esperar pelo menos 10 minutos após o desligamento da bateria antes de começar a desmontar o módulo.
2 - Soltar os parafusos de fixação.
3 - Desligar o plug dos dispositivos de enchimento das bolsas (módulos).
4 - Recolocar os dispositivos com a cobertura voltada para o alto, em um armário metálico fechado a chave..
Este armário, destinado exclusivamente para este objetivo, não deve ser em nenhum caso utilizado para armazanar outros tipos de material, principalmente se inflamáveis.
O armário deve possuir os requisitos para guardar cargas pirotécnicas (armário metálico resistente a golpes com grade para permitir a ventilaçao interna natural) e deve estar marcado com dizeres previstos pelas normas.
Após um acidente é necessário substituir todos os componentes do sistema.
Cada componente danificado ou defeituoso não deve ser de modo algum reparado, mas substituído.
Em caso de substituição do dispositivo de enchimento (módulo) é necessário colocar adesivos com a data de vencimento colando-o sobre o adesivo existente anteriormente..
Os números de identificação dos módulos, tanto explodidos como novos devem ser registrados e conservados em uma caixa com os dados do veículo

AIR BAG - SUCATEAMENTO DO MÓDULO

Os componentes explodidos não devem nunca ser reparados, mas substituídos.
Os módulos retirados, seguindo todos os procedimentos de segurança, podem ser separados em seus componentes como o aço, alumínio e materiais plásticos ou deixados inteiros ie podem ser eliminados no próprio local como rejeitos especiais e, como tal, deverão ser anotados no registro de carga e descarga de rejeitos e entregues a transportadores e sucateadores autorizados para rejeitos especiais.
AIR BAG - RETIRADA DO MÓDULO

As intervenções nos componentes do Air Bag devem ser feitas por pessoal adequadamente treinado, respeitando RIGOROSAMENTE as medidas de segurança abaixo.
Nas operações de retirada e substituição é necessário usar luvas de polietileno e óculos protetores.
Antes de fazer a retirada do dispositivo Air Bag, desligar os terminais da bateria.
Isolá-los adequadamente e esperar 10 minutos.
Não usar chamas nas proximidades do Air Bag e dos relativos componentes do sistema.
Os componentes danificados ou defeituosos não devem ser de modo algum reparados nem abertos.
Devem ser substituídos integralmente. Para posteriores esclarecimentos, ver “Medidas de Segurança” neste capítulo.
AIR BAG - Dispositivo espiralado do lado da direção - RECOLOCAÇÃO

NOTA:
Para as ilustrações não indicadas, referir-se àquelas do procedimento de
retirada.

ATENÇÃO:
Certificar-se de que as rodas estejam ENDIREITADAS.

- Se não for necessário substituir o dispositivo espiralado, remontá-lo, após retirar a fita adesiva ou a abraçadeira, sem fazer girar o anel superior, e em seguida colocar os três parafusos de fixação.

ATENÇÃO:
Se durante a montagem o anel superior do dispositivo espiralado se travar, é suficiente puxá-lo para cima até perceber um estalido que indicará a o travamento.

- Em caso de montagem de um novo dispositivo espiralado, após fixá-lo na coluna da direção, rasgar a lingueta de plástico para travar o anel superior e verificar se o mesmo não gira. Em caso contrário, puxar o anel para cima até perceber o estalido.

- Retirar completamente a fita adesiva de garantia , de cor vermelha.

ATENÇÃO:
A falta ou incompleta retirada desta fita pode gerar rumorosidade por interferência com a parte superior das alavancas da direção durante a rotação do volante.
- Desligar a conexão elétrica do cabo com luva amarela de ligação da central Air Bag com o dispositivo espiralado e verificar a ocorrência do travamento.
1 - Fixar este cabo à coluna da direção através de uma abraçadeira.
- Montar as semi-caixas da coluna da direção e fixá-las com os parafusos.
- Introduzir com cautela, através da fenda no cubo do volante, primeiramente o cabo com a conexão branca de alimentação do módulo Air Bag e depois o cabo com a conexão preta de alimentação da buzina.


- Introduzir a chave da ignição e girá-la de modo a não travar a direção.
1 - Montar o volante fazendo coincidir as referências anteriormente marcadas.

NOTA:
Antes da montagem do volante, posicionar a
bucha de retorno dos indicadores de direção de modo que o dente existente na mesma se encontre em correspondência com a cavidade apropriada no volante.


- Empurrar o volante na sede cônica; se travará automaticamente o anel superior do dispositivo espiralado.
- Apertar a porca de fixação do volante no torque indicado.
- Ligar a conexão elétrica de alimentação da buzina.

NOTA:
Passar o cabo da buzina nos encaixes existentes nas bordas do vão do
volante de modo a evitar eventuais interferências.
- Religar os terminais da bateria, montar no conector branco de alimentação do módulo Air Bag, a resistência elétrica (2 W ), fornecida com o equipamento Alfa Tester, e mediante o mesmo, verificar a funcionalidade da instalação.
- Terminado o controle, desligar a resistência elétrica, desligar os terminais da bateria e esperar 10 minutos.
1 - Ligar a conexão elétrica ao módulo Air Bag, e em seguida montá-lo em sua sede verificando se o cabo faz o percurso indicado na figura.

ATENÇÃO:
Antes da ligação elétrica do módulo Air Bag, é necessário que a chave de ignição esteja na posição OFF.
- Fixar o módulo Air Bag com os três parafusos.


As intervenções nos componentes do Air Bag devem ser feitas por pessoal adequadamente treinado, respeitando RIGOROSAMENTE as medidas de segurança abaixo.
Nas operações de retirada e substituição é necessário usar luvas de polietileno e óculos protetores.

. Antes de fazer a retirada do dispositivo Air Bag, desligar os terminais da bateria.
Isolá-los adequadamente e esperar 10 minutos.
. Não usar chamas nas proximidades do Air Bag e dos relativos componentes do sistema.
.Os componentes danificados ou defeituosos não devem ser de modo algum reparados nem abertos. Devem ser substituídos integralmente. Para posteriores esclarecimentos, ver “Medidas de Segurança” neste capítulo.
CENTRAL DO AIR BAG - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o porta-luvas
1 - Desligar a conexão, soltar as duas porcas de fixação e retirar a central.