AIR BAG - INTERVENÇÕES NO VEÍCULO
A seguir são relacionadas
algumas normas que devem ser taxativamente observadas
durante qualquer intervenção relacionada aos ve[iculos que possuem o
Air Bag.
Recorda-se também
que os módulos Air Bag são dispositivos explosivos. O uso, o transporte
e o armazenamento são regulados por disposições legais.
Antes de iniciar trabalhos de:
- reparaçao de carroceria
- solda
- trabalhos para os
quais os módulos Air Bag ou a central precisar ser retirados é
necessário:
a) Desligar sempre
a bateria, ou seja, ambos os terminais dos respectivos
polos e isolá-los cuidadosamente.
b) Retirar o conector
de ligação da central esperando pelo menos 10 minutos
após desligar a bateria.
c) Em caso de retirada
do dispositivo de enchimento de uma bolsa é
necessário observar rigorosamente o seguinte procedimento?
1 - Esperar pelo
menos 10 minutos após o desligamento da bateria
antes de começar a desmontar o módulo.
2 - Soltar os parafusos de fixação.
3 - Desligar o plug
dos dispositivos de enchimento das bolsas
(módulos).
4 - Recolocar os
dispositivos com a cobertura voltada para o alto, em
um armário metálico fechado a chave..
Este armário, destinado
exclusivamente para este objetivo, não
deve ser em nenhum caso utilizado para armazanar outros tipos
de material, principalmente se inflamáveis.
O armário deve possuir
os requisitos para guardar cargas
pirotécnicas (armário metálico resistente a golpes com grade para
permitir a ventilaçao interna natural) e deve estar marcado com
dizeres previstos pelas normas.
Após um acidente é necessário substituir todos os componentes do sistema.
Cada componente danificado
ou defeituoso não deve ser de modo algum reparado,
mas substituído.
Em caso de substituição
do dispositivo de enchimento (módulo) é necessário colocar
adesivos com a data de vencimento colando-o sobre o adesivo existente
anteriormente..
Os números de identificação
dos módulos, tanto explodidos como novos devem ser registrados
e conservados em uma caixa com os dados do veículo
AIR BAG - SUCATEAMENTO DO MÓDULO
Os componentes explodidos não devem nunca ser reparados, mas substituídos.
Os módulos retirados,
seguindo todos os procedimentos de segurança, podem ser separados
em seus componentes como o aço, alumínio e materiais plásticos ou deixados
inteiros ie podem ser eliminados no próprio local como rejeitos especiais
e, como tal, deverão
ser anotados no registro de carga e descarga de rejeitos e entregues
a transportadores e sucateadores autorizados para rejeitos especiais.
AIR BAG - RETIRADA DO MÓDULO
As intervenções nos
componentes do Air Bag devem ser feitas por pessoal adequadamente
treinado, respeitando RIGOROSAMENTE as medidas de segurança
abaixo.
Nas operações de retirada
e substituição é necessário usar luvas de polietileno e óculos
protetores.
Antes de fazer a retirada do dispositivo Air Bag, desligar os terminais da bateria.
Isolá-los adequadamente e esperar 10 minutos.
Não usar chamas nas
proximidades do Air Bag e dos relativos componentes do sistema.
Os componentes danificados
ou defeituosos não devem ser de modo algum reparados
nem abertos.
Devem ser substituídos
integralmente. Para posteriores esclarecimentos, ver “Medidas
de Segurança” neste capítulo.
AIR BAG - Dispositivo espiralado do lado da direção - RECOLOCAÇÃO
NOTA:
Para as ilustrações não indicadas, referir-se àquelas do procedimento de
retirada.
ATENÇÃO:
Certificar-se de que as rodas estejam ENDIREITADAS.
- Se não for necessário
substituir o dispositivo espiralado, remontá-lo, após retirar
a fita adesiva ou a abraçadeira, sem fazer girar o anel superior, e em seguida
colocar os
três parafusos de fixação.
ATENÇÃO:
Se durante a montagem
o anel superior do dispositivo espiralado se travar,
é suficiente puxá-lo para cima até perceber um estalido que indicará a o
travamento.
- Em caso de montagem
de um novo dispositivo espiralado, após fixá-lo na coluna
da direção, rasgar a lingueta de plástico para travar o anel superior e verificar
se o mesmo
não gira. Em caso contrário, puxar o anel para cima até perceber o
estalido.
- Retirar completamente a fita adesiva de garantia , de cor vermelha.
ATENÇÃO:
A falta ou incompleta
retirada desta fita pode gerar rumorosidade por
interferência com a parte superior das alavancas da direção durante a
rotação do volante.
- Desligar a conexão
elétrica do cabo com luva
amarela de ligação da central Air Bag com o
dispositivo espiralado e verificar a ocorrência do
travamento.
1 - Fixar este cabo
à coluna da direção através de
uma abraçadeira.
- Montar as semi-caixas
da coluna da direção e
fixá-las com os parafusos.
- Introduzir com cautela,
através da fenda no cubo do
volante, primeiramente o cabo com a conexão
branca de alimentação do módulo Air Bag e depois
o cabo com a conexão preta de alimentação da
buzina.
- Introduzir a chave
da ignição e girá-la de modo a
não travar a direção.
1 - Montar o volante
fazendo coincidir as referências
anteriormente marcadas.
NOTA:
Antes da montagem do volante, posicionar a
bucha de retorno dos indicadores de direção
de modo que o dente existente na mesma se
encontre em correspondência com a cavidade
apropriada no volante.
- Empurrar o volante
na sede cônica; se travará automaticamente o anel superior
do dispositivo espiralado.
- Apertar a porca de fixação do volante no torque indicado.
- Ligar a conexão elétrica de alimentação da buzina.
NOTA:
Passar o cabo da buzina nos encaixes existentes nas bordas do vão do
volante de modo a evitar eventuais interferências.
- Religar os terminais
da bateria, montar no conector branco de alimentação do
módulo Air Bag, a resistência elétrica (2 W ), fornecida com o equipamento
Alfa Tester, e mediante
o mesmo, verificar a funcionalidade da instalação.
- Terminado o controle,
desligar a resistência elétrica, desligar os terminais da
bateria e esperar 10 minutos.
1 - Ligar a conexão
elétrica ao módulo Air Bag, e
em seguida montá-lo em sua sede verificando se
o cabo faz o percurso indicado na figura.
ATENÇÃO:
Antes da ligação
elétrica do módulo
Air Bag, é necessário que a chave
de ignição esteja na posição OFF.
- Fixar o módulo Air
Bag com os três parafusos.
As intervenções nos
componentes do Air Bag devem ser feitas por pessoal adequadamente
treinado, respeitando RIGOROSAMENTE as medidas de segurança abaixo.
Nas operações de retirada
e substituição é necessário usar luvas de polietileno e óculos
protetores.
. Antes de fazer a retirada do dispositivo Air Bag, desligar os terminais da bateria.
Isolá-los adequadamente e esperar 10 minutos.
. Não usar chamas
nas proximidades do Air Bag e dos relativos componentes do
sistema.
.Os componentes danificados
ou defeituosos não devem ser de modo algum
reparados nem abertos. Devem ser substituídos integralmente. Para posteriores
esclarecimentos,
ver “Medidas de Segurança” neste capítulo.
CENTRAL DO AIR BAG - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar o porta-luvas
1 - Desligar a conexão,
soltar as duas porcas de
fixação e retirar a central.