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VELAS DE IGNIÇÃO - CONTROLE E SUBSTITUIÇÃO

- Operando com o motor frio, retirar as bobinas de ignição (ver parágrafo específico).

1 - Soltar e retirar as velas de ignição soprando primeiramente ar comprimido nos vãos para retirar eventuais impurezas.
- Verificar a limpeza ou eventuais rompimentos do isolante cerâmico. Caso existam, substituir as velas.


ATENÇÃO:
O uso de velas com características ou dimensões diferentes daquelas prescritas pode causar sérios danos ao motor e alterar o nível de emissões nocivas na descarga.

ATENÇÃO:
Uma vela suja ou queimada é muitas vezes sintoma de mal funcionamento da instalação de alimentação do motor.
• Marcas de pó de carvão: mistura incorreta, filtro de ar muito sujo;
• Manchas de óleo: infiltrações de óleo pelos anéis dos pistões;
• Formação de cinzas: presença de materiais de alumínio, existentes particularmente no óleo;
• Eletrodos fundidos: superaquecimento devido a combustível inadequado, defeitos nas válvulas;
• Elevado desgaste do eletrodo: aditivos danosos existentes no combustível ou no óleo, batimento no cabeçote, superaquecimento;
• Etc.