VELAS DE IGNIÇÃO - CONTROLE E SUBSTITUIÇÃO
- Operando com o motor
frio, retirar as bobinas de
ignição (ver parágrafo específico).
1 - Soltar e retirar
as velas de ignição soprando
primeiramente ar comprimido nos vãos para
retirar eventuais impurezas.
- Verificar a limpeza
ou eventuais rompimentos do
isolante cerâmico. Caso existam, substituir as velas.
ATENÇÃO:
O
uso de velas com características ou dimensões diferentes daquelas prescritas
pode causar sérios
danos ao motor e alterar o nível de emissões nocivas na descarga.
ATENÇÃO:
Uma
vela suja ou queimada é muitas vezes sintoma de mal funcionamento da instalação
de alimentação do motor.
• Marcas de pó de carvão: mistura incorreta, filtro de ar muito sujo;
• Manchas de óleo: infiltrações de óleo pelos anéis dos pistões;
• Formação de cinzas:
presença de materiais de alumínio, existentes
particularmente no óleo;
• Eletrodos fundidos:
superaquecimento devido a combustível inadequado, defeitos
nas válvulas;
• Elevado desgaste
do eletrodo: aditivos danosos existentes no combustível ou no
óleo, batimento no cabeçote, superaquecimento;
• Etc.