Índice
Página Assunto
02 Advertências para retiradas / recolocações
03 Convergedo e grupo Aquecedor / Distribuidor - Remoção
11 Convergedo e grupo Aquecedor / Distribuidor - Decomposição
18 Convergedo e grupo Aquecedor / Distribuidor - Recomposição
21 Comandos do ar condicionado - Retirada / Recolocação
27 Eletroventilador - Retirada / Recolocação
28 Regulador eletrônico de velocidade do eletroventilador
Retirada/Recolocação
29 Motor de comando da portinhola da mistura - Remoção
30 Motor de comando da portinhola de ar externo - Remoção
32 Sensor de temperatura do ar do externo - Remoção
34 Sensor de temperatura do ar do habitáculo - Remoção
35 Sensor de temperatura do ar tratado - Remoção
36 Filtro de ar - Retirada / Recolocação
37 Filtro desidratador - Retirada / Recolocação
38 Pressostato de quatro níveis - Retirada / Recolocação
39 Tubulações do evaporador ao filtro desidratador - Remoção
41 Tubulações do compressor ao condensador - Remoção
43 Tubulações do filtro desidratador ao condensador - Remoção
44 Tubulações compressor à conexão intermediária - Remoção
ADVERTÊNCIAS PARA RETIRADAS / RECOLOCAÇÕES
Durante as operações de manutenção, quando forem desligados os componentes
da instalação do ar condicionado, tampar adequadamente as conexões desligadas
para evitar a entrada de umidade e impurezas na instalação.
Na remontagem das conexões das tubulações substituir sempre os retentores
O-Ring nas conexões.
Lubrificar os filetes de rosca das conexões das tubulações com óleo anti-congelante prescrito e apertar as mesmas no torque prescrito.
Em caso de vazamento de óleo da instalação durante as operações de
manutenção, restabelecer a quantidade de óleo na mesma estimando a quantidade
do vazamento.
A retirada / recolocação dos seguintes componentes :
- radiador aquecedor
- válvula de expansão
- evaporador
- sonda anti congelamento é possível somente retirando o "Conjunto convergedor
e grupo aquecedor - distribuidor" do veículo e desmontando até onde necessário.
CONVERGEDOR E GRUPO AQUECEDOR/DISTRIBUIDOR - REMOÇÃO
- Descarregar o fluido da instalação do ar
condicionado (ver parágrafo específico).
A) 1 - Desligar os terminais e retirar a bateria.
B)
1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de
vazão de ar (debímetro).
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de
temperatura do ar aspirado.
3 - Afrouxar a abraçadeira de fixação e desligar o
tubo de recirculação dos vapores de óleo da
tampa do cabeçote.
A) 1 - Afrouxar a abraçadeira de fixação e retirar a
mangueira corrugada completa.
B) 1 - Desligar do suporte da bateria as duas caixas
de relés e colocá-las lateralmente.
C) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o
suporte da bateria completo com o tubo de
drenagem após desencaixá-lo do vão da roda.
A)
1 - Soltar os parafusos de fixação e desligar o
flange dos tubos de entrada e saída do fluido
refrigerante do evaporador.
2 - Desligar os tubos de entrada e saída do líquido
de arrefecimento do aquecedor da instalação
de ar condicionado recolhendo o líquido em
um recipiente.
B) - Retirar a parte inferior do painel e o console
central (ver GRUPO 70).
1 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar o
trecho traseiro da canalização de envio de ar ao
rosto dos passageiros traseiros.
A) 1 - Desligar os quatro parafusos de fixação e
abaixar o grupo de comandos do ar
condicionado.
B)
1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de
temperatura interna.
2 - Desligar as conexões elétricas do grupo de
comando do ar condicionado.
3 - Desligar do grupo de comandos, o bowden de
movimentação da portinhola de distribuição do
ar.
4 - Retirar o grupo de comandos do ar
condicionado, liberando-o do chicote elétrico.
A) 1 - Soltar as fixações e colocar lateralmente, sem
desligar as conexões elétricas, a central do Alfa
Romeo CODE.
B) 1 - Desligar a conexão elétrica do motor de
comando da portinhola de mistura do ar.
C) 1 - Soltar as fixações e colocar lateralmente, sem
desligar as conexões elétricas, a central do Air
Bag.
A) 1 - Retirar os dois tubos de ligação do grupo de
climatização às canalizações de envio de ar
aos pés dos passageiros traseiros.
B) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o trecho
dianteiro da canalização de envio de ar aos
passageiros traseiros.
C) 1 - Desencaixar a central do ar condicionado da
mola de fixação e colocá-la lateralmente sem
desligar as relativas conexões elétricas.
- Desligar as seguintes conexões elétricas :
- do eletroventilador
- do regulador eletrônico da velocidade do
eletroventilador
- do motor de comando do ar externo/recirculação
- do sensor da temperatura do ar tratado
A) 1 - Deslocar o tapete do piso, soltar os parafusos
de fixação e retirar a proteção da central de
injeção.
B) 1 - Soltar os parafusos de fixação do grupo de
climatização à carroceria.
C) - Soltar os parafusos dianteiros de fixação das
canalizações de ar aos pés e abaixar o quanto
basta para extrair o grupo de climatização.
1 - Puxar e retirar o grupo de climatização.
Fazer a recolocação do grupo de climatização
operando em ordem inversa da retirada, observando
o quanto segue.
- Passar vaselina na entrada dos tubos do aquecedor,
de drenagem da água e dos tubos do fluido
refrigerante.
- Montar o grupo de climatização prestando atenção
na correta introdução dos tubos acima nos furos de
passagem.
1- Utilizando um pino de centragem colocado como
na figura, centrar a posição do grupo antes de
fixá-lo.
CONVERGEDOR E GRUPO AQUECEDOR/DISTRIBUIDOR - DECOMPOSIÇÃO
A)
1 - Desligar da fixação na portinhola do ar
externo / recirculação, a haste de comando.
2 - Soltar os três parafusos de fixação e retirar o
motor de comando do ar externo / recirculação
completo com a haste de comando.
- Retirar a chapa traseira e as borrachas dos furos de
fixação.
B)
1 - Soltar o parafuso de fixação, levantar a lingüeta
e girar no sentido anti-horário o eletroventilador
até seu fim de curso e em seguida retirá-lo do
grupo de climatização.
2 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar o
regulador eletrônico de velocidade do
eletroventilador.
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar a
proteção.
B) 1 - Soltar os três parafusos de fixação e retirar a
proteção do aquecedor e das relativas
tubulações.
C) 1 - Soltar os três parafusos de fixação da chapa de
retenção dos tubos de entrada e saída do
líquido de resfriamento do aquecedor e
retirá-los.
- Retirar os O-Ring e os anéis metálicos de seção
cônica de vedação.
A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação e remover o
aquecedor.
B)
1 - Liberar das fixações do bowden de comando
das portinholas da distribuição do ar e retirá-lo.
2 - Soltar os três parafusos de fixação e retirar o
motor de comando da portinhola da mistura do
ar.
C) 1 - Soltar os parafusos de fixação e separar do
grupo de climatização, a semi-caixa superior.
A) 1 - Retirar a espuma de proteção.
B) 1 - Soltar o parafuso de fixação do evaporador.
C)
1 - Retirar o evaporador de sua sede o suficiente
para desligar a mola de fixação montada no
mesmo, do sensor anti congelamento.
2 - Puxar e retirar o evaporador completo com a
válvula de expansão.
1 - Operar adequadamente através da pequena
fissura (1a) existente no eixo da portinhola de
tomada de ar de modo a desencaixar da mesma
o pé da alavanca (1b) que pode ser assim
retirada da semi-caixa superior.
2 - Operando adequadamente, desencaixar a
portinhola de tomada de ar (2a) da semi-caixa
superior, considerando que o seu eixo é
montado por encaixe e se articula nas aletas
(2b).
A) 1 - Retirar o sensor de temperatura do ar tratado.
B) - Soltar os parafusos indicados de união das duas
semi-caixas do grupo aquecedor distribuidor.
C)
1 - Desencaixar a semi-caixa direita da esquerda
prestando atenção para não danificar as
portinholas.
2 - Retirar a portinhola da mistura da semi-caixa
esquerda.
A)
1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o disco
distribuidor da semi-caixa esquerda.
2 - Retirar a arruela dobrada de material plástico.
B)
1 - Soltar o parafuso de fixação (1a) e desencaixar
alavanca (1b) que é introduzida na posição
obrigatória do eixo da portinhola da distribuição
superior traseira (1c), e em seguida retirar a
mesma da semi-caixa esquerda.
2 - Soltar os parafusos de fixação (2a) e desencaixar a alavanca (2b) com a de comando (2c) que é colocada na posição obrigatória no eixo da portinhola de distribuição superior
dianteira (2d), e em seguida retirar a mesma da semi-caixa esquerda.
3 - Soltar o parafuso de fixação (3a) e desencaixar a alavanca (3b) do eixo da portinhola de distribuição inferior (3c).
CONVERGEDOR E GRUPO AQUECEDOR/DISTRIBUIDOR - RECOMPOSIÇÃO
Operar em ordem inversa da descomposição, tendo o cuidado de observar as seguintes advertências :
1 - O elemento sensível do sensor anti congelamento deve ser colocado no centro da superfície com aletas do evaporador, pelo qual a trava de fixação deve ser introduzida em uma posição adequada para obter esta posição.
- Antes de remontar o disco distribuidor, lubrificar cuidadosamente as várias partes estriadas para o acionamento das alavancas, com graxa TUTELA ZETA 2.1
- Orientar as várias alavancas de modo que os seus pinos de acionamento (indicados pelas setas) fiquem alinhados com os furos (1a) existentes no disco distribuidor quando o mesmo estiver colocado corretamente no setor dentado (1b), ou seja, quando o ressalto (1c) do setor dentado estiver introduzido na estria do disco.
COMANDOS DO AR CONDICIONADO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Descarregar o fluido da instalação do ar
condicionado (ver parágrafo específico).
A) 1 - Desligar os terminais e retirar a bateria.
B)
1 - Desligar a conexão elétrica do medidor de vazão de ar (debímetro).
2 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar aspirado.
3 - Afrouxar a abraçadeira de fixação e desligar o tubo de recirculação dos vapores de óleo da tampa do cabeçote.
1 - Retirar o acabamento direito do painel do lado da direção, desencaixando-o das molas de fixação.
2 - Soltar o parafuso de fixação indicado na figura, do módulo de comandos do ar condicionado.
A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar o difusor de ar superior do painel.
- Retirar o cinzeiro.
B) 1 - Soltar as fixações e puxar o suporte do cinzeiro, colocando-o sem desligar as relativas conexões elétricas.
C) 1 - Soltar os dois parafusos indicados na figura, de fixação do módulo dos comandos do ar condicionado.
A) 1 - Na bancada, se necessário, soltar os dois parafusos de fixação e remover o grupo de interruptores de comando da recirculação do ar e comando de acionamento do compressor.
B) Se necessário, retirar também o suporte do grupo de comandos, operando como descrito a seguir : - Retirar a parte inferior do painel (ver GRUPO 70).
1 - Soltar os quatro parafusos de fixação e abaixar o grupo de comandos do ar condicionado.
1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar interno.
2 - Desligar as conexões elétricas do suporte do grupo de comandos do ar condicionado.
3 - Desligar do suporte do grupo de comandos do ar condicionado, o bowden de movimentação das portinholas da distribuição do ar.
4 - Retirar o suporte do grupo de comandos do ar condicionado, liberando-o do chicote elétrico.
A)
1 - Na bancada, se necessário, soltar os dois parafusos de fixação e retirar o potenciômetro da manopla de comando da vazão de ar.
2 - Soltar os dois parafusos de fixação e retirar o potenciômetro da manopla de seleção da temperatura do ar solicitado.
B) 1 - Retirar o micro interruptor do comando da função MAX DEF.
ELETROVENTILADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
Regulador eletrônico de velocidade do eletroventilador - Retirada/Recolocação
MOTOR DE COMANDO DA PORTINHOLA DA MISTURA - REMOÇÃO
Motor de comando da portinhola de ar esterno - Remoção
- Desligar o terminal (-) da bateria.
1 - Desligar a conexão elétrica do motor de comando da portinhola do ar externo / recirculação.
2 - Desligar da fixação na portinhola de ar externo / recirculação, a haste de comando.
3 - Soltar os três parafusos philips de fixação do motor utilizando a ferramenta N° 1.822.132.000 com encaixe N° 1.822.136.000.
1 - Retirar o motor de comando da portinhola do ar externo / recirculação completo com a haste de comando e borrachas dos furos de passagem.
2 - Retirar a chapa traseira.Na recolocação, substituir os parafusos philips de fixação do motor por parafusos halen e apertar com chave N° 1.822.132.000 e encaixe N°1.822.136.000.
Verificar também, o correto posicionamento das borrachas nos furos de fixação do motor.
SENSOR DE TEMPERATURA DO AR EXTERNO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Desligar o terminal (-) da bateria.
1 - Soltar os parafusos de fixação do acabamento inferior do espelho retrovisor direito
1 - Abaixar o quanto basta o acabamento inferior do espelho retrovisor externo e retirá-lo após soltar os dois parafusos de fixação ao sensor de temperatura externa.
2 - Cortar os dois cabos de ligação do sensor de temperatura do ar externo onde indicado na figura e retirá-lo.
- Montar um conector adequado nos cabos elétricos anteriormente cortados e no novo sensor de temperatura do ar externo a ser utilizado.
- Montar o novo sensor ligando-o com o anteriormente cortado através do conector montado.
- Completar a recolocação operando em ordem inversa da retirada.
SENSOR DE TEMPERATURA DO AR DO HABITÁCULO - REMOÇÃO
- Desligar o terminal (-) da bateria.
A) 1 - Retirar o acabamento direito do painel do lado da direção, desencaixando-o das molas de fixação.
B) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação, puxar o sensor o quanto basta para desligar a conexão elétrica e retirá-lo.
SENSOR DE TEMPERATURA DO AR TRATADO - REMOÇÃO
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Retirar a parte inferior do painel (ver GRUPO 70).
A) 1 - Desligar a conexão elétrica do sensor de temperatura do ar tratado.
B) 1 - Soltar e retirar da relativa sede, o sensor de temperatura do ar tratado.
FILTRO DESIDRATADOR - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Descarregar o fluido da instalação do ar condicionado (ver parágrafo específico).
A) 1 - Desligar os terminais e retirar a bateria.
B) 1 - Desencaixar do suporte da bateria, as duas caixas de relé e colocá-las lateralmente.
C) 1 - Soltar os parafusos de fixação e retirar o suporte da bateria completo com o tubo de drenagem, após desencaixá-lo do vão da roda.
A)
1 - Desligar a conexão elétrica do pressostato de
quatro níveis.
2 - Soltar os dois parafusos de fixação e desligar as tubulações rígidas do fluido refrigerante do filtro desidratador.
B) 1 - Afrouxar a abraçadeira de fixação e retirar o filtro desidratador, puxando-o por cima.
NOTA : Para evitar que o filtro desidratador absorva
muita umidade, o que comprometeria seu
funcionamento, recomenda-se que de sua
ligação à instalação até o fim da montagem
do mesmo, transcorram no máximo 15 MINUTOS; em caso contrário, vedar com tampões os tubos de entrada e saída do filtro e as extremidades livres das tubulações a ele ligadas.
PRESSOSTATO DE QUATRO NÍVEIS - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Desligar o terminal (-) da bateria.
- Para ter acesso ao pressostato, retirar a bateria e o relativo suporte operando como indicado no procedimento "Filtro desidratador - Retirada e recolocação".
1 - Desligar a conexão elétrica do pressostato de quatro níveis.
2 - Soltar e retirar o pressostato.
Tubulações do evaporador ao filtro desidratador - Remoção
- Descarregar o fluido da instalação do ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar a bateria, o relativo suporte e a mangueira corrugada operando como descrito no procedimento "Conjunto convergedor e grupo aquecedor-distribuidor-Retirada/Recolocação".
- Utilizando uma seringa, esvaziar o reservatório do fluido dos freios - embreagem.
1 - Desligar a conexão elétrica do pressostato de
quatro níveis.
2 - Soltar o parafuso e a porca de fixação, desligar a tubulação rígida do filtro desidratador e a conexão intermediária.
TUBULAÇÃO DO COMPRESSOR AO CONDENSADOR - REMOÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação do ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar o pára-choque dianteiro (ver GRUPO 70).
1 - Soltar o parafuso de fixação e desligar do condensador o tubo de chegada do fluido refrigerante do compressor.
TUBULAÇÃO DO FILTRO DESIDRATADOR AO CONDENSADOR - REMOÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação do ar condicionado (ver parágrafo específico).
- Retirar o pára-choque dianteiro (ver GRUPO 70)
1 - Soltar o parafuso de fixação e desligar do condensador a tubulação de saída de líquido refrigerante.
TUBULAÇÃO DO COMPRESSOR À CONEXÃO INTERMEDIÁRIA - REMOÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Descarregar o fluido da instalação do ar
1 - Operando por baixo do veículo, soltar a porca de fixação e desligar a conexão intermediária da tubulação de envio de fluido refrigerante do compressor ao evaporador.