EIXO TRASEIRO RÍGIDO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar as rodas traseiras.
- Retirar o reservatório de e o trecho traseiro da
tubulação de descarga (ver GRUPO 10).
- Retirar a barra estabilizadora (ver parágrafo
específico).
A) 1 - Soltar os parafusos de fixação do suporte do
cabo do sensor do A.B.S. e tubulações dos
freios.
B)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação da pinça dos
freios sem desligar as tubulações dos cabos.
Na recolocação, substituir os parafusos de fixação da
pinça dos freios e apertá-los no torque prescrito.
2 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o sensor
indutivo do A.B.S.
3 - Soltar o parafuso de fixação da chapa de
suporte da tubulação dos freios, da proteção do
disco.
- Deslocar lateralmente a pinça dos freios completa
com as tubulações e cabos de modo a não obstruir
as sucessivas operações.
C)
1 - Utilizando um macaco hidráulico posicionado
debaixo do braço longitudinal da suspensão,
comprimir a mola.
2 - Soltar o parafuso inferior de fixação do
amortecedor, abaixar o macaco e retirar a
mola.
A)
1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o braço
longitudinal completo.
- Operar analogamente para a remoção do outro
braço longitudinal.
B) 1 - Colocar um macaco hidráulico com a
ferramenta n° 1.820.003.000 sob o eixo traseiro.
C)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação do corretor
de frenagem.
2 - Liberar as tubulações dos freios das fixações no
eixo.
A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação dos coxins
elásticos do suporte do eixo rígido à carroceria.
B)
1 - Abaixar o macaco e retirar o eixo rígido.
2 - Se necessário, soltar o parafuso de fixação dos
amortecedores e separá-los do eixo.
VERIFICAÇÕES E CONTROLES
- Verificar se o eixo rígido traseiro não apresenta
deformações, rachaduras ou desalinhamentos entre
os dois braços laterais.
- Verificar as condições dos coxins elásticos de fim de
curso.
- Se em qualquer dos casos acima forem encontradas
irregularidades, fazer a substituição do eixo
completo