Torques de aperto Imprimir
EIXO TRASEIRO RÍGIDO - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO

- Colocar o veículo no elevador.

- Retirar as rodas traseiras.
- Retirar o reservatório de e o trecho traseiro da tubulação de descarga (ver GRUPO 10).
- Retirar a barra estabilizadora (ver parágrafo específico).

A) 1 - Soltar os parafusos de fixação do suporte do cabo do sensor do A.B.S. e tubulações dos freios.

B)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação da pinça dos
freios sem desligar as tubulações dos cabos. Na recolocação, substituir os parafusos de fixação da pinça dos freios e apertá-los no torque prescrito.
2 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o sensor indutivo do A.B.S.
3 - Soltar o parafuso de fixação da chapa de suporte da tubulação dos freios, da proteção do disco.
- Deslocar lateralmente a pinça dos freios completa com as tubulações e cabos de modo a não obstruir as sucessivas operações.

C)
1 - Utilizando um macaco hidráulico posicionado
debaixo do braço longitudinal da suspensão, comprimir a mola.
2 - Soltar o parafuso inferior de fixação do amortecedor, abaixar o macaco e retirar a mola.


A)
1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o braço
longitudinal completo.
- Operar analogamente para a remoção do outro braço longitudinal.

B) 1 - Colocar um macaco hidráulico com a ferramenta n° 1.820.003.000 sob o eixo traseiro.

C)
1 - Soltar os dois parafusos de fixação do corretor
de frenagem.
2 - Liberar as tubulações dos freios das fixações no eixo.


A) 1 - Soltar os dois parafusos de fixação dos coxins elásticos do suporte do eixo rígido à carroceria.

B)
1 - Abaixar o macaco e retirar o eixo rígido.

2 - Se necessário, soltar o parafuso de fixação dos amortecedores e separá-los do eixo.



VERIFICAÇÕES E CONTROLES

- Verificar se o eixo rígido traseiro não apresenta deformações, rachaduras ou desalinhamentos entre os dois braços laterais.
- Verificar as condições dos coxins elásticos de fim de curso.
- Se em qualquer dos casos acima forem encontradas irregularidades, fazer a substituição do eixo completo