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BOMBA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda e as proteções dianteiras direita.
- Esvaziar o reservatório de óleo da instalação da direção hidráulica, utilizando uma seringa adequada.

A)
1 - Levantar o veículo e, agindo como indicado na
figura no tensor da correia, afrouxar a tensão da correia de comando dos órgãos auxiliares e desencaixá-la.

B) 1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o tensor da correia.



A)
1 - Mantendo travada a árvore da bomba, soltar os
três parafusos de fixação da polia da bomba da direção hidráulica e retirar a mesma.
2 - Operando por cima, desligar as duas tubulações de aspiração e envio da bomba da direção hidráulica.

B) 1 - Soltar os três parafusos de fixação e remover a bomba da direção hidráulica.




BOMBA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
ADVERTÊNCIA:

A bomba da direção hidráulica, como a caixa da direção, não devem ser desmontadas por nenhum motivo e sim enviadas ao fabricante para a revisão.

Verificar o torque de rolamento do volante com o veículo parado e com o motor em
movimento. O torque deve estar compreendido entre 0,6 daNm com motor em marcha lenta e 0,75 daNm com o motor no máximo. Se superar estes valores, verificar a pressão da instalação com as rodas completamente giradas. Para tanto, introduzir um manômetro mediante uma adequada conexão “T” na tubulação de envio de óleo em pressão da bomba à caixa da direção hidráulica, e girar completamente de uma parte.

Forçando ainda mais a rotação do volante, a pressão indicada pelo manômetro
deve subir a cerca de 85 bar. Se isto não ocorrer, existe uma anomalia de funcionamento na bomba ou na válvula distribuidora da caixa da direção hidráulica.



DIREÇÃO - SANGRIA DE AR E ABASTECIMENTO DO CIRCUITO

- Retirar a tampa e abastecer o reservatório com óleo prescrito.

1 - Afrouxar a abraçadeira do tubo de aspiração na
bomba da direção hidráulica e sangrar o ar até a saída de óleo.

- Com o motor em marcha lenta, certificando-se de que o reservatório não se esvazie, dar alguns giros completos no volante a fim de permitir a sangria do ar.
Abastecer o reservatório até a marca de nível máximo.


ADVERTÊNCIA
A instalação da direção hidráulica é auto-sangrante; a sangria se obtém girando completamente para a direita e para a esquerda com o motor em movimento e veículo parado. Esta operação deve ser feita toda vez que for feita a retirada - recolocação das tubulações de ligação.

O endurecimento da direção pode ser devido a deslizamento da correia da polia de comando da bomba ou por nível insuficiente de óleo. Em caso de falta de funcionamento da bomba, do cilindro operador ou da válvula distribuidora, a direção hidráulica funcionará como uma simples caixa de direção mecânica.



DIREÇÃO HIDRÁULICA - VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO

1 - Com o motor desligado, verificar se o nível do óleo no reservatório corresponde à marca de referência MAX existente no reservatório.

- Se necessário, completar utilizando o óleo prescrito operando como segue:
• Funcionar o motor e esperar que o nível do óleo no reservatório se estabilize.
• Com o motor funcionando, girar várias vezes completamente o volante para a direita e para a esquerda.
• Completar até que o nível corresponda à marca de referência MAX, e recolocar a tampa.




DIREÇÃO HIDRÁULICA - REPAROS

Na extremidade da caixa da direção hidráulica estão montados dois reparos de material fono absorvente como indicado na figura.