BOMBA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
- Colocar o veículo no elevador.
- Retirar a roda e as proteções dianteiras direita.
- Esvaziar o reservatório de óleo da instalação da
direção hidráulica, utilizando uma seringa
adequada.
A)
1 - Levantar o veículo e, agindo como indicado na
figura no tensor da correia, afrouxar a tensão
da correia de comando dos órgãos auxiliares e
desencaixá-la.
B) 1 - Soltar o parafuso de fixação e retirar o tensor
da correia.
A)
1 - Mantendo travada a árvore da bomba, soltar os
três parafusos de fixação da polia da bomba da
direção hidráulica e retirar a mesma.
2 - Operando por cima, desligar as duas tubulações de
aspiração e envio da bomba da direção hidráulica.
B) 1 - Soltar os três parafusos de fixação e remover a
bomba da direção hidráulica.
BOMBA DA DIREÇÃO HIDRÁULICA - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
ADVERTÊNCIA:
A bomba da direção hidráulica, como a caixa da direção, não devem ser
desmontadas por nenhum motivo e sim enviadas ao fabricante para a revisão.
Verificar o torque de rolamento do volante com o veículo parado e com o motor em
movimento. O torque deve estar compreendido entre 0,6 daNm com motor em
marcha lenta e 0,75 daNm com o motor no máximo. Se superar estes valores,
verificar a pressão da instalação com as rodas completamente giradas. Para tanto,
introduzir um manômetro mediante uma adequada conexão “T” na tubulação de
envio de óleo em pressão da bomba à caixa da direção hidráulica, e girar
completamente de uma parte.
Forçando ainda mais a rotação do volante, a pressão indicada pelo manômetro
deve subir a cerca de 85 bar. Se isto não ocorrer, existe uma anomalia de
funcionamento na bomba ou na válvula distribuidora da caixa da direção
hidráulica.
DIREÇÃO - SANGRIA DE AR E ABASTECIMENTO DO CIRCUITO
- Retirar a tampa e abastecer o reservatório com óleo
prescrito.
1 - Afrouxar a abraçadeira do tubo de aspiração na
bomba da direção hidráulica e sangrar o ar até a
saída de óleo.
- Com o motor em marcha lenta, certificando-se de
que o reservatório não se esvazie, dar alguns giros
completos no volante a fim de permitir a sangria do
ar.
Abastecer o reservatório até a marca de nível
máximo.
ADVERTÊNCIA
A instalação da direção hidráulica é auto-sangrante; a sangria se obtém girando
completamente para a direita e para a esquerda com o motor em movimento e
veículo parado. Esta operação deve ser feita toda vez que for feita a
retirada - recolocação das tubulações de ligação.
O endurecimento da direção pode ser devido a deslizamento da correia da polia de
comando da bomba ou por nível insuficiente de óleo. Em caso de falta de
funcionamento da bomba, do cilindro operador ou da válvula distribuidora, a
direção hidráulica funcionará como uma simples caixa de direção mecânica.
DIREÇÃO HIDRÁULICA - VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DO ÓLEO
1 - Com o motor desligado, verificar se o nível do óleo
no reservatório corresponde à marca de referência
MAX existente no reservatório.
- Se necessário, completar utilizando o óleo prescrito
operando como segue:
• Funcionar o motor e esperar que o nível do óleo
no reservatório se estabilize.
• Com o motor funcionando, girar várias vezes
completamente o volante para a direita e para a
esquerda.
• Completar até que o nível corresponda à marca
de referência MAX, e recolocar a tampa.
DIREÇÃO HIDRÁULICA - REPAROS
Na extremidade da caixa da direção hidráulica estão
montados dois reparos de material fono absorvente
como indicado na figura.