DISCO DA EMBREAGEM E PLATÔ - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
A)
- Retirar o grupo câmbio-diferencial (ver GRUPO 21)
Em caso de substituição somente do disco da
embreagem, marcar a posição relativa entre o
platô e o volante a fim de acelerar as operações
de retirada.
1 - Montar a ferramenta de trava do volante
1.820.624.000.
2 - Montar a ferramenta 1.820.126.000 no cubo do
disco da embreagem.
3 - Soltar os parafusos de fixação do platô ao volante
do motor.
B)
1 - Retirar o platô.
2 - Retirar o disco da embreagem.
A) 1 - Retirar o rolamento da luva localizada na tampa
do câmbio.
Na recolocação, o rolamento não deve
apresentar emperramentos nem
rumorosidade de rotação, o que
obriga sua substituição.
- Somente se necessário:
B)
1 - Retirar o anel elástico de travamento e remover
a alavanca de comando do engate das marchas.
2 - Desencaixar e retirar a bucha ante-deslizamen-
to da tampa do câmbio.
3 - Operando por dentro da tampa do câmbio,
retirar o pino e o garfo de comando da luva de
engate da embreagem.
4 - Soltar os parafusos de fixação da luva do
rolamento e retirá-lo.
Na remontagem, colocar uma nova
bucha ante-deslizamento toda vez que
o pino apresentar uma folga excessiva.
Na remontagem, engraxar as buchas
e a luva com o produto prescrito.
A luva completa com o retentor de
óleo deve ser substituída toda vez que
apresentar vazamentos de óleo.
DISCO DA EMBREAGEM E PLATÔ - VERIFICAÇÕES E CONTROLES
A) 1 - Verificar se o desgaste das guarnições é
uniforme e se a espessura do disco da
embreagem não seja inferior ao valor mínimo
admitido.
B)
- Verificar a ausência de queimaduras ou de sinais
de vitrificação, a correta fixação e a integridade
das molas.
- Verificar o cubo do disco da embreagem quanto
a integridade, liberdade de escorrimento e
ausência de folgas excessivas no engate da
árvore de tomada de movimento.
- Verificar as superfícies de trabalho do volante e do
platô, quanto a marcas de superaquecimento,
desgaste irregular ou retirada de material.
B)
1 - Verificar o rolamento quanto a rumorosidade,
folgas excessivas e liberdade de escorrimento
no tubo-guia.
2 - Verificar o garfo quanto a emperramentos,
deformações, liberdade de movimento e
desgaste excessivo das superfícies de trabalho.