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SUBSTITUIÇÃO DO ÓLEO DO MOTOR E FILTRO

ATENÇÃO:
Não jogar o óleo usado no ambiente para não causar poluição.

1 - Operando sob o veículo com a chave adequada, retirar o filtro de óleo.
- Limpar o tampão de descarga e colocá-lo com a relativa guarnição, no torque prescrito.
- Lubrificar a guarnição do novo filtro com óleo do motor e apertá-lo completamente a mão.
- Abaixar o veículo.
- Abastecer com o óleo do tipo e nas quantidades prescritas.
- Verificar na vareta o nível correto.

ATENÇÃO:
O controle do nível deve ser feito com o veículo em local plano.
O nível do óleo superior à marca MAX pode provocar a evaporação excessiva do mesmo e uma perda de pressão.

- Colocar a tampa do bocal de enchimento, funcionar o motor por aproximadamente 2 minutos, desligar o motor e aguardar alguns minutos.
- Verificar novamente o nível e se não existem vazamentos.

ATENÇÃO:
Nas operações de enchimento de óleo, prestar a máxima atenção para evitar a queda acidental do óleo do motor nas aletas de ventilação do alternador, que poderia causar sérios danos ao mesmo e também o perigo de incêndio.


SENSOR DA TEMPERATURA DO ÓLEO DO MOTOR

1 - Verificar a calibragem do sensor de temperatura do óleo do motor. Não encontrando os valores prescritos, substituir o sensor.

NOTA:
Os valores prescritos encontram-se no item
Especifícações Técnicas.


SENSOR DA LUZ ESPIA DE MÍNIMO NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR

1 - Verificar a calibragem do sensor da luz espia de mínimo nível do óleo do motor. Não encontrando os valores prescritos, substituir o sensor.


TRANSMISSOR DA PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR

1 - Verificar a calibragem do transmissor da pressão de óleo do motor. Não encontrando os valores prescritos, substituir o sensor.

NOTA: Os valore prescritos encontram-se no item Especifícações Técnicas.