SUBSTITUIÇÃO DO ÓLEO DO MOTOR E FILTRO
ATENÇÃO:
Não jogar o óleo usado
no ambiente para não causar poluição.
1 - Operando sob o
veículo com a chave adequada,
retirar o filtro de óleo.
- Limpar o tampão
de descarga e colocá-lo com a
relativa guarnição, no torque prescrito.
- Lubrificar a guarnição
do novo filtro com óleo do
motor e apertá-lo completamente a mão.
- Abaixar o veículo.
- Abastecer com o
óleo do tipo e nas quantidades
prescritas.
- Verificar na vareta o nível correto.
ATENÇÃO:
O controle do nível
deve ser feito com o veículo em local
plano.
O nível do óleo superior
à marca MAX pode provocar a
evaporação excessiva do mesmo e uma perda de pressão.
- Colocar a tampa
do bocal de enchimento, funcionar
o motor por aproximadamente 2 minutos, desligar o
motor e aguardar alguns minutos.
- Verificar novamente
o nível e se não existem
vazamentos.
ATENÇÃO:
Nas operações de enchimento
de óleo, prestar a máxima
atenção para evitar a queda acidental do óleo
do motor nas aletas de ventilação do alternador, que
poderia causar sérios danos ao mesmo e também o
perigo de incêndio.
SENSOR DA TEMPERATURA DO ÓLEO DO MOTOR
1 - Verificar a calibragem
do sensor de temperatura
do óleo do motor. Não encontrando os valores
prescritos, substituir o sensor.
NOTA:
Os valores prescritos encontram-se no item Especifícações
Técnicas.
SENSOR DA LUZ ESPIA DE MÍNIMO NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR
1 - Verificar a calibragem
do sensor da luz espia de
mínimo nível do óleo do motor. Não encontrando
os valores prescritos, substituir o sensor.
TRANSMISSOR DA PRESSÃO DO ÓLEO DO MOTOR
1 - Verificar a calibragem
do transmissor da pressão
de óleo do motor. Não encontrando os valores
prescritos, substituir o sensor.
NOTA: Os valore prescritos
encontram-se no item Especifícações
Técnicas.