Substituição do retentor
- Desligar o termina ( - ) da bateria.
1 - Soltar os três
parafusos de fixação e retirar a
proteção de plástico.
2 - Soltar os dois
parafusos de fixação e retirar o
interruptor inercial após desligar a relativa
conexão.
PRESSÃO DO
COMBUSTÍVEL - REGULADOR
O regulador de pressão
tem a função de manter constante a diferença entre a pressão
do combustível e a pressão na caixa de aspiração.
Deste modo é possível
dosar a quantidade de combustível exclusivamente com base
no tempo de abertura dos eletroinjetores.
O regulador de pressão
está montado diretamente no coletor de distribuição de combustível.
É um regulador - limitador
a membrana que regula a pressão do combustível em ~
3 bar.
Quando a pressão do
combustível supera o valor máximo, a membrana intervém em
uma válvula que abre a tubulação de retorno, através da qual o combustível
em excesso retorna
ao reservatório.
Um tubo liga a câmara da mola do regulador de pressão com a caixa de aspiração.
Através desta ligação
cria-se uma interdependência entre a pressão do circuito de combustível
e a pressão da caixa de aspiração, de modo que a pressão entre entrada
e saída dos eletroinjetores, quando estão abertos, seja sempre igual.
1 - Membrana
2 - Válvula de defluxo
3 - Mola de regulagem
4 - Tomada de depressão
PRESSÃO DO
COMBUSTÍVEL - RETIRADA / RECOLOCAÇÃO
1 - Desligar do coletor
de repartição, o tubo de
chegada de combustível, e em seguida ligar um
manômetro por meio de um adaptador em “T”,
entre o coletor e o tubo desligado.
- Desligar o tubo
de tomada de depressão do
regulador de pressão de combustível para evitar
que eventuais irregularidades da rotação em
marcha lenta causem leituras incorretas.
- Funcionar o motor
em marcha lenta e verificar se a
pressão se enquadra nos valores prescritos.
NOTA: Os valores prescritos
encontram-se no item Especificações
Técnicas.
Religar o tubo de
tomada de depressão ao regulador e verificar se a pressão de combustível
desce de ~ 0,5 bar para depois subir novamente quando se abrir a válvula
borboleta.
Se isto não se verificar,
verificar eventuais vazamentos no tubo de tomada de depressão
- Mantendo ligado o tubo de tomada de depressão ao regulador e com o motor
em marcha lenta, enforcar o tubo de saída de combustível do regulador
verificando o aumento
da pressão até ~ 4 bar (evitar que a pressão supere tal valor).
- Se a pressão não
atingir este valor e não forem encontrados vazamentos, verificar
o filtro de combustível e/ou a funcionalidade da bomba.